terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nosso lindo planeta

Segue um video extremamente lindo e bem feito mostrando as belezas da natureza e dos animais. O vídeo mostra o quanto é preciosa a vida em harmonia e equilibrio e o quanto é necessário que cuidemos mais do nosso lindo planeta criado por Deus.
É tão bonito ver os animais livres e felizes. Lutemos para ter sempre essas belezas. Não deixem de ver o vídeo. Vale a pena!!!



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Confia Sempre

Segue um vídeo lindo com a mensagem "Confia Sempre" de Meimei falada por Chico Xavier.

Confiemos com fé que um dia a humanidade evoluirá e os animais serão amados e respeitados. Essa época certamente chegará, pois faz parte do progresso da humanidade. Até lá, lutemos e sirvamos de exemplo.




A construção da sociedade

Segue um vídeo muito criativo e engraçado feito por um amigo vegetariano. No vídeo analisamos o quanto é lamentável o hábito de se matar, cortar, triturar e cozinhar animais para satisfazer a gula e a vaidade.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sushis e Temakis

Olá,

Acabei de fazer sushis e temakis e me deliciar com eles. Adoro! Gosto muito de comida japonesa. Para quem não come peixe, há opções veganas de recheio como o pepino, o tofu e o shitaki ou o shimeji.

Hoje não tinha pepino em casa e não quis fazer com tofu ou cogumelos. Fiz só com gergelim. Gosto das comidas simples.

Compro a alga (yakinori) e o arroz japonês (marcas Momiji ou Guin) na Liberdade ou em lojas de produtos japoneses. Cozinho o arroz e preparo os temakis e os sushis. Comprei uma esteirinha de fazer sushis na Liberdade. Achava que era difícil, mas não é.
Coloco um pouco de shoyu e como.
Há algumas marcas de alga nori que ensinam no verso como se faz o Tamaki e o sushi.

O certo é temperar o arroz com uma receita própria, mas prefiro fazer e comer sem o tempero. Fica mais natural!

Não nego que prefiro os sushis e os temakis que eu como nos restaurantes, mas os meus são bons também e servem pra matar a vontade de comer sushis e temakis.


Está aqui uma dica de almoço ou jantar. Não é dificil. Quem gosta de sushi e temaki e não quer ir ao restaurante, pode fazer em casa sem medo. Além disso, é mais econômico. No início pode parecer dificil, mas com o tempo fica fácil. Meu namorado, que é mais paciente que eu, também aprendeu sozinho e faz uns sushis e uns temakis perfeitos e muito bons. São mais caprichados que os meus.

Viva o sushi e o temaki veganos. São leves, gostosos e saudáveis!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Margarina

Olá.

Eu sempre detestei leite e derivados. Meu paladar nunca aceitou queijo, leite integral, margarina, manteiga, requeijão...Que bom que eu nunca gostei, pois não são produtos veganos, ou seja, livres de crueldade.

Minha alternativa aos laticínios em geral é o azeite de oliva extra virgem. Adoro!!!! Tem um sabor delicioso. Adoro fazer sanduiche de azeite com alface, tomate e orégano.

Além disso, como com frequência torrada caseira com azeite e orégano. Muito bom! As vezes, eu como pão com tahine e azeite ou com zaatar e azeite.

O tofu também é uma opção. Há muitas receitas de patês à base de tofu na internet. Como eu sou super prática e não gosto de ter muito trabalho, costumo amassar o tofu com um garfo, colocar um pouco de shoyo e fazer um sanduiche.

Segue um interessante artigo que eu copiei do site
http://peshp.vilabol.uol.com.br/margarina.htm

MARGARINA:

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:
Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo Animal, Ácido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno(explosivo), Galato Propila, Corante Artificial(CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), Antioxidantes Artificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina "A" Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)

RISCOS DE CONSUMO:
Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro.
A denúncia é do Dr. Haroldo Timponi, médico e presidente da Associação de Cultura Biodinâmica, uma entidade formada por naturistas e estudantes da alimentação de Belo Horizonte.
Segundo o pesquisador mineiro, além dos produtos mencionados, a margarina contém ainda outros componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. Ele explica que o óleo vegetal da Margarina recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos, inclusive um que é explosivo – o ácido butil hidroxitolueno – para quebrar as estruturas de sebo de boi e conservar a mistura. E afirma que "não é difícil prever o que pode ocorrer quando se coloca isso tudo no organismo".
Dezoito anos de experiência médica – o Dr. Haroldo alega que a própria classe está omissa ao assunto, e que isso se deve à falta de informação. "O que se vê é a televisão mostrando a margarina como um produto inteiramente vegetal, com aquele cheiro de fazenda e infelizmente, a maioria dos médicos aceita isso passivamente aponto de recomendarem o uso do produto aos seus pacientes". O médico de Minas conta que atende em seu consultório pacientes que apresentam queixas de doenças causadas pelo uso inadequado de gorduras, principalmente da Margarina. Mas o Dr. Haroldo só chegou a essa conclusão e passou a preocupar-se com a questão à partir de1979, quando seu filho mais novo e sua mãe de 81 anos insistiram para que ele próprio deixasse de consumir a Margarina. "Na época eu vivia com dor de cabeça, indisposto e usava muito o produto por julgar ser ele o melhor para saúde que a manteiga. Minha mãe sempre dizia para eu deixar de usá-la porque continha sebo bovino. Eu lhe repondi que não era possível e que ela devia estar enganada acerca da informação. Mas um dia contou-me que conhecia um fazendeiro, no interior de Minas, que fornecia o sebo de boi para as fábricas de Margarina. A partir daí, resolvi estudar o assunto onde para minha surpresa, constatei que ela estava absolutamente certa.

DOENÇAS:
Intoxicação da amígdala, do pulmão, retenções intestinais e problemas articulares; são as doenças que o Dr. Haroldo menciona como possíveis de serem contagiadas com o uso da Margarina. Ele explica que tais doenças podem surgir porque os aminoacidos do sebo de boi, quando ingeridos, são totalmente alterados no organismo por causa das substâncias químicas colocadas no produto. Ele adverte ainda que: "As gorduras saturadas acumuladas no organismo fazem obsevação ou obstrução cerebral venenosa e até da inteligência, pois esclerosa mais cedo os vasos cerebrais, não suficiente, não dando suprimento de oxigênio ao cérebro, o que leva ao enfraquecimento da memória e do cansaço cerebral".
O pesquisador prossegue afirmando que "normalmente não se houve dizer que Margarina alguma tenha apodrecido nas prateleiras dos supermercados; isso se dá porque as substâncias químicas não permitem que a deterioração aconteça. É o caso do presunto, do salame, etc... que são carnes que deveriam estar deterioradas e não estão pelo mesmo motivo que um defunto da Escola de Medicina não apodrece, ou seja, porque estão embebidas em formol. Quando ingeridos, esses produtos causam verdadeiros desastres no organismo".

MANTEIGA:
O médico mineiro considera a manteiga mais saudável que a Margarina e explica que "a Margarina oferece maiores riscos principalmente porque contém sebo bovino; rico em colesterol, em proporções bem maiores que a manteiga". Todavia, o Dr. Haroldo não recomenda a substituição da Margarina pela manteiga porque há no mercado manteiga com grande percentagem de Margarina na sua composição. "Conheço uma fábrica de manteiga de Belo Horizonte que é grande consumidora da Anderson & Claiton e que usa o produto dessa companhia para misturar ao seu.

ALTERNATIVAS:
Patês de legumes e de certas frutas, como o abacate são alternativas apostadas pelo Dr. Haroldo em substituição da Margarina nas formas em que ela é usada. E para os que têm problemas de colesterol; aconselha o médico que faça uso da maionese caseira (as vendidas em supermercados contêm substâncias químicas) mel, geléia de frutas (em pequena quantidade) tudo de preferência feito em casa.
Por fim, o Presidente da Associação de Cultura Biodinâmica ressalta que "o consumo de manteiga ou Margarina deve-se muito ao uso do pão branco ao invés do integral. O pão branco exige manteiga porque tem um gosto horrível, sendo impossível de ser ingerido sozinho".
Abordado sobre o tipo de gordura que devemos usar, o Dr. Haroldo aconselha o uso de óleos vegetais como o de milho, girassol, gergelim e de soja, afirmando que tal sugestão é feita levando em conta o fato de não existir no mercado um óleo industrializado totalmente isento de produtos químicos.

FRITURAS:
"O importante no uso das gorduras é a quantidade; que não deve ser exagerada". Prossegue o Dr. Haroldo, explicando que "devemos evitar as frituras porque elas saturam as gorduras, quer animais ou vegetais, e no consumi-las estaremos colocando ácidos no organismo, que é bastante prejudicial à saúde. E é sempre bom lembrar que há produtos como o arroz integral, que exige apenas gotas de óleo".
O Médico sugere que as pessoas passem a cozinhar ou assar alimentos, sempre preferindo o cru ao cozido e o vegetal ao animal. Ele também defende que "pés bem quentes, cabeça bem fria e intestinos bem vazios, com evacuações diárias como práticas fundamentais à boa saúde.
Segundo o Dr. Haroldo Timponi, cigarros, bebidas alcóolicas e alimentação inadequada – envolvendo o consumo de carne, farinha branca e açúcar refinado- são convites ao sofrimento. Quem não quer sofrer as agruras da Medicina manifestadas nos exames agressivos, na intervenção cirúrgica, deve fazer a Medicina Preventiva, pois a pessoa que se alimenta mal e cultiva hábitos nocivos não tem outra saída senão o bisturi, a ponte de safena e tratamentos similares".

(Entrevista de José Luiz Siqueira)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lanchonete da Cidade

Voltando a falar das comidas vegetarianas...Ontem, eu fui na Lanchonete da Cidade e comi o hamburguer vegetariano chamado quitandinha. Adorei!!!
A batata frita rústica deles também é tudo de bom e um ótimo complemento ao sanduiche.

Para quem quiser experimentar, aqui está a minha sugestão de hoje!

Até mais!!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comida vegetariana

Olá. Faz tempo que não escrevo por falta de tempo. Vou começar a escrever com maior frequência.

Hoje vou novamente falar sobre os restaurantes vegetarianos.

Há muitos restaurantes vegetarianos bons na cidade de São Paulo. Felizmente, muitos restaurantes novos estão abrindo e muitos servem jantares. Isso é ótimo.

Nos últimos meses conheci os restaurantes "Apfel" no Centro e "Vegacy" na rua Augusta. São ótimos. Fui no almoço de sábado e paguei um preço único que incluiu sucos. No "Apfel" o preço inclui deliciosas sobremesas, como por exemplo, bolo de chocolate, pudim, salada de frutas.

Comi feijoada vegetariana e outras delícias nos dois. A feijoada do "Vegacy" realmente me surpreendeu. É tão parecida com a feijoada carnívora que eu cheguei a perguntar para o garçom se não havia mesmo carne. Obviamente, não havia. O restaurante é vegan.

Além disso, o hamburguer do "Vegacy" é muito bom e os salgados são maravilhosos. Adoro o pastel assado de tofu com brócolis de lá.

Quanto aos restaurantes não vegetarianos, há restaurantes com várias opções vegetarianas. No "America" há pratos e sanduíches vegetarianos muito bons com o selo "veg" no cardápio. Essa iniciativa de classificar os pratos vegetarianos no cardápio é muito louvável.

O hamburguer de quinua do "America" é realmente um espetáculo. Meu namorado que não é vegetariano ama e acha mais gostoso do que os de carne. Vale a pena experimentar! O único problema são as calorias. É frito!

No "America" tem uma outra opção de sanduiche vegetariano mais "light" que também é muito boa. É no pão ciabata com legumes grelhados.

No final de semana passado, fui no "Almanara" com os meus pais carnívoros e fiquei preocupada com o que iria comer. Estava com fome. Felizmente, deu tudo certo e comi muito. Lá tem saladas, esfiha de verdura, tabule e o melhor, um arroz com lentilha que é delicioso. Muito bom mesmo!

Para quem gosta de comida árabe como eu e sente falta do sabor dos charutos e abobrinhas recheadas, é interessante dizer que no "Maxifour" localizado na Av. Nhambiquaras em Moema perto da Avenida Indianópolis tem abobrinhas recheadas e charutos de folha de uva e repolho vegetarianos. São muito bons. O sabor é bem parecido com os de carne. Lá eles vendem os pratos árabes para levar pra casa. Há embalagens de vários tamanhos próprias para esquentar a comida no microondas.

Assim, se vê que vegetariano não come só alface. Há muitas oções de restaurantes e pratos delicosos onde se pode comer muito bem sem prejudicar o meio ambiente e os animais. É possível comer bem sem carne e ser muito feliz.

Pensemos que em cada prato que contém carne, contém sofrimento. Pensemos que a pecuária danifica o meio ambiente. Pensemos, que muitos só comem carne, pois o sistema, a sociedade assim faz e ensinou. Muitos não raciocinam. imitam. Eu era assim antes de ter consciência e virar vegetariana. Comia carne, pois todos do meu ciclo social comiam. Aprendi a comer quando criança e acha normal. Não é normal!

Para aqueles que sentem falta da carne, ou seja, o organismo pede, pensem em reduzir o consumo.

É preciso parar de dar dinheiro a essas empresas comercializadoras de animais e sofrimento.

Pensemos...