segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que colocar no pão?

Olá,

Como eu sei que muitos simpatizantes e iniciantes da dieta vegetariana possuem dúvidas sobre o que colocar no pão para substituir a manteiga, a margarina, o Cream Cheese, o requeijão, o queijo, etc., vou postar umas dicas.

Bem, eu sempre detestei leite e derivados. Assim, sempre fui acostumada a comer pão puro. Todavia, há uns anos começei a inovar e descobrir que há muitas opções.

Seguem algumas das minhas opções preferidas:

Patê de tofu com azeitonas pretas

Ingredientes:

Tofu firme
Azeitonas pretas cortadinhas
Limão
Azeite (opcional)
Sal

Modo de Preparo:

Em um processador, processar todos os ingredientes até formar um patê. As quantidades são colocadas de acordo com o gosto da pessoa.

Hommus

Ingredientes:

Grão de bico cozido
Alho
Limão
Tahine
Sal
Azeite e salsa para decorar (opcional)

Modo de Preparo:

Em um processador, processar o grão de bico com um pouquinho de água para poder dar liga e não ficar muito seco. Quando já estiver ficando pastoso, acrescentar um pouco de limão, alho picadinho e sal. As quantidades dependem do gosto da pessoa e da quantidade de grão de bico. Processar bem. Quando já estiver uma pasta bem homogênea e lisa, desligar o processador. Colocá-la em um recipiente e acrescentar o tahine. A quantidade depende da quantidade de grão de bico. Costumo colocar umas 2 ou 3 colheres de sopa. O ideal é ir colocando aos poucos e ir experimentando para não estragar a receita. Misturar bem. Para decorar e dar um sabor gostoso, acrescentar azeite e um pouquinho de salsinha sem misturar.

Peço desculpas por eu não ter colocado as medidas. Nem eu sei. Vou fazendo e experimentando até ficar no meu gosto. Cuidado para não exagerar nas quantidades.

Além disso, gosto muito de comer pão italiano ou torrada caseira com azeite e orégano. Adoro esquentar pão italiano na torradeira e acrescentar azeite e orégano nele quentinho. Huummm, fica muito bom.

Ontem, eu fiz um molhinho com azeite, orégano, alho, cebola e salsa desidratados e sal. Ficou uma delícia no pão italiano quentinho. Minha mãe comeu no pão de forma torrado e também aprovou.

Também gosto muito de comer pão sírio com Zaatar e azeite. Fica muito bom. O Zaatar é um tempero árabe (mistura de tomilho, summac, gergelim e sal) muito conhecido. Compro no Pão de Açucar ou no Maxifour em São Paulo.

É isso. Espero que vocês tenham gostado das dicas.

Fiquem todos em paz e viva a alimentação saudável e sem crueldade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário