segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aos semeadores

Amigos leitores,

Ser vegetariano não é fácil no mundo em que vivemos. As pessoas ainda são muito egoístas e com olhos para ver, não veem a realidade. O mundo é materialista, egoísta e desumano. Não se respeita o próximo (nossos irmãos) e muito menos os animais.



Ressalvado aqueles que maltratam seus familiares e seus próprios animais domésticos, o que se vê com frequência são pessoas que amam demais seus familiares, amigos e animais domésticos, mas ignoram por completo a grande família humana e animal.



Como ignorar nosso irmão mais necessitado que tem fome e frio e o animal indefeso que é abatido cruelmente para virar churrasco, nuggets, linguiça, salsicha, foie gras, hamburguer, etc.?



Falta amor! O problema não é deles, é NOSSO. Fazemos parte de uma grande família e se quisermos ser felizes e viver num país melhor, será preciso passarmos a ser fraternos e solidários com as pessoas, os animais e o meio ambiente.



Muitos nos criticam e não nos entendem por falta de conhecimento e vontade de mudar.



Apesar disso, não desistam e nem se revoltem. Continuem fazendo a parte de vocês, amando a todos, evoluindo e plantando a semente no coração das pessoas através do exemplo e de palavras de luz. Nada se perde no universo.

Segue parte de um texto que eu gosto muito. Trata-se de um diálogo entre Jesus e um servidor do bem que plantava e não via a germinação.

"Que fazer, Senhor, se planto os teus ensinamentos, sem qualquer resultado?

Amigo, continua servindo e não temas. Onde viste o lavrador que deitasse as sementes na terra e as visse germinar, no mesmo instante? O serviço que te confiei é aquele mesmo que o Pai me deu a fazer... Nenhum gesto de bondade e nenhuma palavra de amor se perdem na construção do Reino do Bem Eterno...

O aprendiz retornou ao corpo que o descanso restaurava, mas, claramente desperto, ainda ouviu as palavras do Mestre que concluia:
- Continuaremos a compreender e servir, a amar e a semear... Deus, Nosso Pai sabe onde, como e quando fazer o resto.

Conserva acesa a lâmpada de tua fé e segue adiante, clareando o caminho." (Trecho de "Diálogo em Serviço", livro Palavras do Coração, autoria de Meimei e psicografia de Chico Xavier).

Assim, irmãos de caminhada, "Continuaremos a compreender e servir, a amar e a semear... Deus, Nosso Pai sabe onde, como e quando fazer o resto".

Um dia o mundo evoluirá! Vamos semear sem cansar e com fé!

Muita luz, fé e paz a todos!


O que colocar no pão?

Olá,

Como eu sei que muitos simpatizantes e iniciantes da dieta vegetariana possuem dúvidas sobre o que colocar no pão para substituir a manteiga, a margarina, o Cream Cheese, o requeijão, o queijo, etc., vou postar umas dicas.

Bem, eu sempre detestei leite e derivados. Assim, sempre fui acostumada a comer pão puro. Todavia, há uns anos começei a inovar e descobrir que há muitas opções.

Seguem algumas das minhas opções preferidas:

Patê de tofu com azeitonas pretas

Ingredientes:

Tofu firme
Azeitonas pretas cortadinhas
Limão
Azeite (opcional)
Sal

Modo de Preparo:

Em um processador, processar todos os ingredientes até formar um patê. As quantidades são colocadas de acordo com o gosto da pessoa.

Hommus

Ingredientes:

Grão de bico cozido
Alho
Limão
Tahine
Sal
Azeite e salsa para decorar (opcional)

Modo de Preparo:

Em um processador, processar o grão de bico com um pouquinho de água para poder dar liga e não ficar muito seco. Quando já estiver ficando pastoso, acrescentar um pouco de limão, alho picadinho e sal. As quantidades dependem do gosto da pessoa e da quantidade de grão de bico. Processar bem. Quando já estiver uma pasta bem homogênea e lisa, desligar o processador. Colocá-la em um recipiente e acrescentar o tahine. A quantidade depende da quantidade de grão de bico. Costumo colocar umas 2 ou 3 colheres de sopa. O ideal é ir colocando aos poucos e ir experimentando para não estragar a receita. Misturar bem. Para decorar e dar um sabor gostoso, acrescentar azeite e um pouquinho de salsinha sem misturar.

Peço desculpas por eu não ter colocado as medidas. Nem eu sei. Vou fazendo e experimentando até ficar no meu gosto. Cuidado para não exagerar nas quantidades.

Além disso, gosto muito de comer pão italiano ou torrada caseira com azeite e orégano. Adoro esquentar pão italiano na torradeira e acrescentar azeite e orégano nele quentinho. Huummm, fica muito bom.

Ontem, eu fiz um molhinho com azeite, orégano, alho, cebola e salsa desidratados e sal. Ficou uma delícia no pão italiano quentinho. Minha mãe comeu no pão de forma torrado e também aprovou.

Também gosto muito de comer pão sírio com Zaatar e azeite. Fica muito bom. O Zaatar é um tempero árabe (mistura de tomilho, summac, gergelim e sal) muito conhecido. Compro no Pão de Açucar ou no Maxifour em São Paulo.

É isso. Espero que vocês tenham gostado das dicas.

Fiquem todos em paz e viva a alimentação saudável e sem crueldade!





Vegetarianismo também engorda

Olá amigos leitores,

Faz tempo que eu não escrevo. Ando super sem tempo.

Vocês lembram que eu escrevi no ano passado que eu havido emagrecido bastante fazendo exercícios físicos, tratamentos estéticos e me alimentando adequadamente com uma dieta vegetariana. Então, infelizmente estou engordando denovo. Em virtude de compromissos profissionais, tive que parar de malhar e não tive mais condições de fazer tratamentos estéticos. Além disso, acabei comendo muito.

Com isso, concluo que não basta uma dieta vegetariana para emagrecer. Nós não comemos só "mato". Aliás, "mato" é o que menos comemos. Acabei engordando, pois aumentei o tamanho dos meus pratos normais do dia-a-dia e não fiz mais atividade física. Como muito pão e tenho muita fome. Como muito arroz integral, feijões em geral, legumes, pipoca. Tudo em exagero engorda. Não importa que não tenha ingrediente de origem animal, o exagero engorda. É preciso aprender a ser menos guloso(a), a ter equilíbrio. Preciso me esforçar mais nesse sentido. Adoro comer!

Vou me esforçar para mudar no segundo semestre e voltar a comer menos, de maneira mais equilibrada, adequada e saudável. Vou voltar a caminhar também.
Esse é o caminho para ter saúde, viver mais e melhor e emagrecer.

Fiquem todos em paz!