segunda-feira, 9 de março de 2009

Em defesa dos animais de médio e grande porte

Olá,

Tenho um cachorro "Shar Pei" do tipo "Flowered" lindo. Ele é super manso, mas muitos tem medo. Trata-se de preconceito e falta de conhecimentos. É falsa a idéia de que os cachorros pequenos são todos bonzinhos e de que os cachorros de porte médio e grande são bravos.

Meu lindo Shar Pei tem a cabeça preta e o corpinho branco com manchas pretas, o que faz com que as pessoas achem que ele é bravo. Muitos o chamam de "fera" e o olham feio, com medo, quando na verdade ele é mais inofensivo que muitos cães super pequenos que a maioria das pessoas jamais teriam medo ou aversão.

Indignada com tanto preconceito e em defesa desses cachorrinhos lindos que não podem se defender sozinho, segue interessante artigo publicado na Revista Saúde.

“Pequeno não quer dizer manso. Cães de porte diminuto às vezes têm mania de fincar seus dentes afiados ao levar qualquer susto bobo. Já os grandalhões, que à primeira vista quase sempre assustam, podem ser campeões em doçura”

“Alguns cães pequenos podem ser agressivos, mais até do que cães robustos que já levam essa fama, como o pit bull. É o que mostra um estudo americano realizado pela
Universidade da Pensilvânia com 6 mil donos de cães de 30 raças diferentes. A agressividade pode aparecer em cachorros de todo porte, não se engane. A diferença entre os miudinhos e os grandalhões está tão-somente na força do ataque.Essa braveza toda é uma forma de defesa, justifica o veterinário e homeopata Marcos Eduardo Fernandes, de São Paulo. No caso específico dos baixinhos atrevidos, o mundo é tamanho gigante. Ao menor sinal de ameaça, avançam pra valer.”

"Segundo este mencionado estudo:

Os mais agressivos são:

Em 1º lugar em reações intempestivas, o DACHSHUND, que pesa cerca de 3,5 quilos.

2º lugar, o levíssimo CHIHUAHUA, que tem de 0,5 a 2 quilos.

Em 3º lugar, pesando entre 3 e 6 quilos, não mais, o JACK RUSSEL TERRIER.

Em 4º lugar, com até 50 quilos, o AKITA.

Em 5º lugar, pesando de 18 a 30 quilos, outro grandalhão para contradizer o início desta reportagem, o PASTOR AUSTRALIANO.

Em 6º lugar, pesando de 14 a 27 quilos, o famoso (e, ok, também grande) PIT BULL.

Os mais dóceis são:

1º lugar, o gigante BERNESE, que alcança até 60 quilos.

2º lugar vai para o GOLDEN RETRIEVER, uma doçura peluda que chega a pesar 34 quilos.

Em 3º lugar está o LABRADOR, que também pesa mais de 30 quilos.

4º colocado é o SÃO-BERNARDO, com seus mais de 60 quilos de pura simpatia.

Em 5º lugar, está o BRITANNY SPANIEL, com 15, 20 quilos.

E, finalmente, na 6ª posição está o GREYHOUND, que pode alcançar até 36 quilos."

Veja que os pequeninos estão nas primeiras posições em agressividade e os grandes nas primeiras em docilidade.Este preconceito com os cachorros de médio e grande porte e a falta de conhecimento sobre a agressividade dos pequenos é inconcebível.

Ahhh, "Shar Pei" não é Pit Bull e não precisa usar focinheira.

Deve imperar o bom senso. Se o cachorro pequeno, médio ou grande é feroz e causa perigo a terceiros, devem usar focinheira e os donos devem evitar que eles tenham contato com pessoas e animais estranhos a ele. Por outro lado, se forem dóceis, é só curtir livremente tão lindos bichinhos, com a ressalva de se evitar contato com pessoas que possuem medo ou não gostam de animais.

Deve existir respeito sempre pelos animais e pelas pessoas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário